Governador Anastasia toma posse na Academia Nacional de Economia


O governador Antonio Anastasia tomou posse, no dia 25 de abril, no Rio de Janeiro, como membro titular da Academia Brasileira de Ciências Econômicas, Políticas e Sociais - Academia Nacional de Economia (ANE). Ele foi escolhido por seu currículo, segundo os critérios do estatuto social e do regimento, e eleito por unanimidade para ocupar a Cátedra número 4.

Em seu discurso de posse, o governador Anastasia ressaltou que, aceitou o convite para tomar assento em uma das cátedras da Academia, como uma homenagem a Minas Gerais. “Minas jamais refugou diante dos desafios e das missões que lhe atribuiu a Pátria. Jamais desertamos da causa única da República: a liberdade, que é o tônico da política e o bálsamo da economia”, disse.

O jornalista Roberto Marinho era o titular da Cátedra número 4, cujo patrono é o político, escritor e jornalista Aureliano Cândido Tavares Bastos, considerado precursor do federalismo, por sua luta contra a excessiva centralização administrativa durante o segundo reinado (1840-1889).

Lembrando o patrono, o governador mais uma vez se colocou contra o centralismo político-administrativo, a favor de uma forte e verdadeira federação.

“Do patrono desta cátedra tomo a medida de minha responsabilidade. É preciso urdir um sistema de colaboração institucional entre os diversos atores do cenário político nacional, para permitir que o Estado e seus governos convivam harmoniosamente, assim como previu a Constituição. É apenas essa harmonia que permite que governos e mercados mantenham uma coexistência saudável e progressista”, declarou.

Fundada em 1944, a Academia Nacional de Economia é uma sociedade particular, com caráter científico e cultural. Tem por finalidade estimular o progresso e desenvolvimento das Ciências Econômicas, Políticas e Sociais. Podem ser membros os brasileiros que tenham inquestionável notoriedade em competência e saber, de qualquer das ciências ou profissões abrangidas pela sociedade.



Fonte: Diário Oficial – Minas Gerais



27/04/12